Veterinário explica medidas de segurança da Bica e detalha saúde da leoa
A direção do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, reforçou neste domingo (30) as medidas de segurança utilizadas no zoológico. O veterinário Thiago Nery explicou que os profissionais seguem uma instrução normativa do Ibama para garantir a segurança dos visitantes e dos animais.
“A gente segue uma instrução normativa do Ibama, que rege como deve ser feito esse recinto para garantir a segurança para população, para os profissionais, e para os animais que estão aqui sobre os nossos cuidados”, citou Thiago.
“Então o recinto ele ultrapassa todas as medidas de segurança. A gente tem medidas de segurança ultrapassadas em mais de dois metros, a gente tem borda negativa de 1,5m. E algumas coisas a gente não consegue prever porque realmente foge da normalidade”, complementou.
Sobre as condições de saúde da leoa, Leona, o veterinário esclareceu que ela passa constantemente por treinamentos, que foram determinantes para anular a possibilidade de utilizar arma de fogo e calmantes para deter o estresse.
Thiago citou que a leoa obedeceu tranquilamente os comandos da equipe, foi para o recinto extra onde vai fazer quarentena e se encontra bem e sob os cuidados dos biólogos, veterinários e zootecnistas da Bica.
“Obviamente teve uma demora porque o animal estava muito estressado e em choque também. Após esse animal estar no recinto extra, a gente pôde dar uma melhor observada nele e percebeu que o quadro de estresse que o animal estava foi baixando gradativamente, ele está bem mais tranquilo. Ela se encontra bem e com assistência da equipe técnica”, disse.
Entenda
Um homem morreu na manhã deste domingo (30) após ser atacado por uma leoa do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, em João Pessoa. A vítima invadiu a jaula do animal.
Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível identificar ferimentos na cabeça do homem.
A Prefeitura de João Pessoa se solidarizou com a família da vítima e informou que o parque foi interditado imediatamente para os procedimentos de segurança e o início das investigações para apurar o caso.
“Assim que a ocorrência foi constatada, o parque foi imediatamente fechado para os procedimentos de segurança e remoção do corpo. A Semam já iniciou a apuração das circunstâncias do fato e está colaborando com as autoridades competentes”, diz a gestão em nota.
A Prefeitura suspendeu a visitação na Bica por tempo indeterminado.
Fonte: MaisPB
Fonte:



