"Vai continuar fazendo os vídeos que gosta", diz secretário ao retirar Capitã Rebeca da fiscalização da Guarda

O comando da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa passou por um ajuste administrativo. Isso porque o secretário João Almeida anulou a portaria que havia transferido para a secretária executiva Capitã Rebeca a responsabilidade pela fiscalização da jornada de trabalho e pela organização dos plantões extras da Guarda Civil Municipal.

O ato administrativo foi publicado na edição dessa quarta-feira (7) do Diário Oficial do Município e encerra uma designação que estava em vigor desde maio de 2025. Com a revogação, a atribuição deixa de ser exercida pela Capitã Rebeca e deve retornar à estrutura regular de comando da Guarda Civil, composta por servidores concursados.

Nos últimos meses, a atuação da secretária executiva à frente das fiscalizações ganhou repercussão nas redes sociais, com a divulgação de vídeos de operações realizadas pela Guarda Civil Municipal. Entre as ações publicizadas estava uma fiscalização no entorno do Farol do Cabo Branco, nos Seixas, onde foram registradas imagens de pessoas mantendo relações sexuais em área de mata.

Em contato com o programa Correio Manhã, da Rádio Correio, João Almeida, que também é vereador e titular da pasta, confirmou a retirada da atribuição e negou que a decisão tenha sido motivada por qualquer fato extraordinário.

“Existia uma portaria ilegal, que usurpava os poderes e as atribuições dos guardas concursados, no comando da Guarda. A condição de fiscalização, de organização de extras e de comando é inerente ao comandante da Guarda. Essas pessoas são concursadas para tal”, afirmou.

Segundo o secretário, a revogação ocorreu após diálogo com representantes da categoria, logo após sua posse no comando da secretaria. Ele relatou que a medida foi uma reivindicação apresentada pela presidência do sindicato dos guardas municipais.

Apesar da mudança administrativa, João Almeida garantiu que a Capitã Rebeca seguirá atuando normalmente na secretaria e continuará participando das ações operacionais.

“Ela vai continuar na rua, fazendo os vídeos que ela gosta de fazer. Nada mudou”, completou.

Fonte: Portal Correio

Compartilhe: