"Universidades precisam se reinventar", prega secretário de Ciência e Tecnologia

O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba, Cláudio Furtado, defendeu, na noite desta segunda-feira (9), que os cursos nas faculdades precisam se adequar às constantes mudanças provocadas com o avanços rápidos das novas mídias. A declaração foi ao Programa Hora H, da TV Norte Paraíba. O gestor, também professor e pesquisador, argumentou que, sem adaptação, os cursos superiores do modelo atual correm o risco de esvaziamentos e desinteresse de novos alunos.

“Esse é o grande dilema de nós professores e universidades que precisamos nos reinventar. Nossos cursos precisam mudar para acompanhar o desenvolvimento. Se hoje o jovem é imediatista como pedir a ele ficar quatro a cinco anos para ficar apto a fazer uma coisa que pode mudar. As entregas devem ser mais rápidas. os cursos precisam ser voltados para dar respostas que sejam mais imediatas”, enfatizou.

Claudio Furtado trouxe dados surpreendentes da evasão no ensino superior. Os números já se aproximam de 44%. “Como você vai formar mão de obra para manter uma estrutura no país com um alto nível de pessoas desistindo de fazer o curso. Você tem que entender esses problema”, questionou.

Para diminuir a evasão, Cláudio Furtado citou um levantamento apontando que o aluno de atividades voltadas para aplicação prática das tecnologias tende a seguir no curso. Por outro lado, os dados são mais alarmantes. “Os alunos que não têm interação nenhuma com aquilo que faz no dia-a-dia esse chega a quase 80% da chance de se evadir”, observou.

Fonte: MaisPB

Compartilhe: