Presidente da Comissão Especial sobre o Sistema Portuário Brasileiro, Murilo Galdino inicia missão oficial na Coreia do Sul
O deputado federal Murilo Galdino (Republicanos-PB), presidente da Comissão Especial sobre o Sistema Portuário Brasileiro na Câmara dos Deputados, iniciou neste fim de semana uma Missão Ásia, na Coreia do Sul, com o objetivo de promover o intercâmbio institucional voltado à troca de experiências, tecnologias e práticas que possam contribuir para a modernização dos portos do Brasil.
A agenda faz parte de uma iniciativa da Comissão voltada à formulação de propostas e políticas públicas para fortalecer o sistema portuário nacional, considerado um dos pilares da infraestrutura e da competitividade econômica do país.
A jornada teve início no aeroporto de São Paulo, de onde o parlamentar seguiu rumo a Doha, no Catar, antes de chegar à capital sul-coreana, Seul. Ao todo, foram 46 horas de viagem até o destino final. “Estamos em busca de inovações e avanços que contribuam para o desenvolvimento dos portos do Brasil”, destacou Murilo Galdino.
Durante a estadia, o deputado cumpre uma intensa agenda técnica e institucional, que inclui encontros com autoridades do Ministério dos Oceanos e Pescas, visitas a portos e reuniões com dirigentes da Autoridade Portuária de Busan, um dos maiores e mais modernos do mundo. Entre os participantes do encontro em Busan estão o ministro Chun Jae-soo, o conselheiro político Lee Hyun, o diretor-geral de Transporte Marítimo e Logística Heo Man-wook, a comissária Kim Hye-jung e o presidente da Korea Ocean Business Corporation, Ahn Byung-gil.
O grupo também conta com a presença do deputado Arthur Maia (União-BA), relator da Comissão Especial, além de técnicos e representantes do setor. O grupo buscaa aprofundar o diálogo sobre soluções em logística portuária, financiamento de infraestrutura e inovação tecnológica, temas em que a Coreia do Sul é referência mundial.
Em jantar realizado em Seul neste domingo (2), Murilo falou sobre o início da missão. “Participamos do jantar de abertura que reuniu representantes brasileiros e autoridades locais em um ambiente de diálogo e cooperação com o objetivo de aprofundar o intercâmbio institucional, compartilhar experiências e alinhar temas estratégicos voltados ao desenvolvimento econômico, tecnológico e portuário, fortalecendo a presença do Brasil na região e abrindo portas para novas parcerias internacionais”.
A missão segue nos próximos dias com visitas técnicas, reuniões e compromissos institucionais que devem render propostas concretas para a modernização da infraestrutura portuária e logística do país.
Fonte:



