Ponte do Futuro chega a 35% e deve acelerar nos trechos fora d’água, diz Deusdete; entrega segue mantida para 2026
O secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos da Paraíba, Deusdete Queiroga, afirmou que a obra da Ponte do Futuro, que liga Cabedelo a Lucena, na Região Metropolitana de João Pessoa, chegou a 35% de execução e deve entrar em um ritmo mais acelerado após a conclusão da etapa dos pilares dentro d’água. A declaração foi dada em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, nesta quarta-feira (7).
“Obras, às vezes, tem um pouco isso de começar em um determinado ritmo, trabalhando dentro d’água, fazendo fundações profundas. E, a partir daí, acelera. A parte mais difícil são os pilares que são feitos dentro d’água com barcos. Partindo desses pilares fora d’água com as vigas concretadas, vai ser um processo muito mais rápido”, explicou o secretário.
Deusdete também afirmou que a empresa mantém o cronograma de entrega para dezembro de 2026 e citou o modelo de contratação como fator de pressão para cumprimento do prazo. “É uma contratação integrada, sem possibilidade de aditivo ou de melhorar preço. O valor está fechado, então quanto mais rápido a empresa terminar, melhor para ela do ponto de vista da equação financeira. Então a empresa mantém esse prazo de dezembro deste ano de 2026”, disse.
A Ponte do Futuro é construída no quilômetro 9,64 da BR-230, no município de Cabedelo, com estrutura prevista para conexão com Lucena. Segundo as informações repassadas, o complexo inclui duas pontes e um viaduto sobre a linha férrea, além de intervenções em rodovias estaduais para ampliar a ligação entre as duas margens.
Fonte: WSCOM
Fonte:




