João Pessoa registra chuva acima da média histórica de fevereiro e alcança 110 milímetros em 12 horas

João Pessoa registrou uma chuva acima da média histórica para todo o mês de fevereiro em apenas 12 horas, nesta sexta-feira (6). De acordo com a Defesa Civil do município, choveu cerca de 106,2 mm no período. Não houve registro de vítimas.

Segundo a Defesa Civil, foram realizados 20 chamados de alagamento em via pública, e também por conta de três quedas de muros. Os dados são relativos até às 17h. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) informou os bairros em que mais choveram na capital.

As chuvas fortes provocaram uma série de transtornos em João Pessoa e também em cidades da Região Metropolitana. A capital paraibana e outros municípios da Paraíba estão sob alerta laranja de chuvas intensas, conforme comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão indica acumulados que podem chegar a 100 milímetros por dia.

Com o volume elevado de chuva, diversos pontos de alagamento foram registrados. Segundo a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), pelo menos sete áreas foram afetadas para circulação no trânsito.

As condições meteorológicas também impactaram o transporte aéreo. A Aena, concessionária responsável pela administração do Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, informou que duas aeronaves que tinham pouso previsto em João Pessoa, procedentes de Confins (MG) e Congonhas (SP), precisaram alternar a rota para outros aeroportos devido ao mau tempo.

Apesar das alterações, a concessionária destacou que toda a infraestrutura do aeroporto está disponível para pousos e decolagens, assim como os serviços de atendimento aos passageiros. A Aena orienta que viajantes com voos programados verifiquem a situação diretamente com as companhias aéreas antes de se deslocarem ao terminal.

Além dos impactos no trânsito e na aviação, as chuvas causaram danos estruturais. No município de Conde, na Grande João Pessoa, a cobertura da arena de uma igreja desabou após as fortes precipitações. De acordo com informações preliminares, não houve registro de feridos.

Fonte: G1

Compartilhe: