João Azevêdo entrega revitalização do Teatro Santa Roza

O governador João Azevêdo entregou, no início da noite desta quarta-feira (13), em João Pessoa, as obras de revitalização do Teatro Santa Roza — iniciativa que ocorreu dentro das comemorações do Governo da Paraíba pelos 440 anos da Capital e que teve investimentos superiores a R$ 3,2 milhões. A intervenção também integra um amplo projeto de revitalização do Centro Histórico.

A reforma, executada por meio da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), contemplou áreas comuns, destinadas ao público e aos artistas, assim como as operacionais — essenciais ao funcionamento do Santa Roza, que está prestes a completar 136 anos, sendo o mais antigo de João Pessoa e o segundo da Paraíba, cuja inauguração ocorreu em 3 de novembro de 1889.

Pouco antes das atrações artístico-culturais, que marcaram a noite de reabertura do Santa Roza, João Azevêdo destacou a importância da intervenção feita no teatro. "Que maravilha a nossa gestão poder oferecer a essa obra-prima que a gente tem aqui na Capital, que é o Teatro Santa Roza, esse cuidado, esse zelo. O Santa Roza é uma das joias raras que a gente tem e, neste mês, quando comemoramos os 440 anos de João Pessoa, que bom devolver o teatro com todas as condições para começar a funcionar plenamente a partir de setembro. É mais um presente que a gente dá à cidade neste mês de agosto", acrescentou, lembrando outras obras importantes pelo aniversário de João Pessoa, como o Hospital da Mulher.

O gestor paraibano destacou que a revitalização do Santa Roza também integra um grande projeto para dinamizar o Centro Histórico. "Passei há pouco pelo antigo prédio da Codata, que está sendo reformado, onde será implantada uma grande central de delegacia; fizemos uma reforma da nossa Biblioteca Central Augusto dos Anjos, desapropriamos vizinhos à Academia Paraibana de Letras para implantar o Memorial Augusto dos Anjos, já passamos o Prédio do Casarão dos Azulejos para a implantação do museu do TRE. No fim deste mês, vamos inaugurar o Museu da História da Paraíba, que vai funcionar no Palácio da Redenção", destacou.

A presidente da Fundação Espaço Cultural (Funesc), Bia Cagliani, órgão que administra o Teatro Santa Roza, falou da expectativa para esse novo momento do equipamento. "É um grande momento para a cultura não apenas da Paraíba, como do Brasil. Em setembro, vamos abrir as pautas para que os produtores da Paraíba e do restante do País possam enviar suas propostas, para montar um cronograma de atividades que vão ocorrer até o fim do ano", adiantou.

Compartilhe: