Inscrições do Prouni 2026 para 12,8 mil bolsas do 1º semestre na PB terminam nesta quinta-feira
Termina nesta quinta-feira (29) o prazo de inscrição no Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2026, com a oferta de 12.859 bolsas de estudo em faculdades privadas na Paraíba.
As oportunidades na Paraíba estão distribuídas entre 5.764 bolsas integrais, que cobrem 100% da mensalidade, e 7.095 bolsas parciais, com desconto de 50%, em 133 cursos ofertados no estado.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, mantido pelo Ministério da Educação (MEC). A seleção é realizada com base no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Os candidatos podem escolher concorrer a bolsas integrais ou parciais, de acordo com o perfil socioeconômico e os critérios definidos no edital do programa. Na Paraíba, três cursos lideram a oferta de bolsas no Prouni do 1° semestre de 2026:
- Administração: 1.413 bolsas, sendo 574 integrais e 839 parciais;
- Ciências Contábeis: 1.055 bolsas, sendo 418 integrais e 637 parciais;
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas: 685 bolsas, sendo 324 integrais e 361 parciais.
Ao todo, as bolsas estão distribuídas entre cursos de bacharelado, licenciatura e tecnológicos, oferecidos por instituições privadas que participam do programa no estado.
Quem pode se inscrever no Prouni 2026
Segundo o edital, podem se inscrever estudantes que concluíram o ensino médio e participaram do Enem 2024 ou 2025. É necessário ter alcançado, no mínimo, 450 pontos na média das provas e não ter zerado a redação.
Não é permitida a inscrição de candidatos que fizeram o Enem como treineiros, ou seja, antes de concluir o ensino médio.
Também podem participar pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino, neste último caso exclusivamente para cursos de licenciatura e pedagogia.
Além disso, os candidatos precisam atender a pelo menos uma dessas condições:
- Ter feito o ensino médio integralmente em escola da rede pública
- Ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição
- Ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição
- Ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição
- Ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista
- Ser uma pessoa com deficiência na forma prevista na legislação
- Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para concorrer aos cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Nesse último caso, não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos
Fonte: G1
Fonte:




