Inmet renova alerta de chuvas para João Pessoa e outras 25 cidades do Litoral da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou, nesta segunda-feira (28), o alerta amarelo de perigo potencial de acumulado de chuvas para João Pessoa e mais 25 municípios do Litoral da Paraíba. O novo alerta é válido até às 10h de terça-feira (29).

No domingo, o Inmet já havia emitido um alerta amarelo de perigo potencial de acumulado de chuvas que abrangia a capital João Pessoa e outras 20 cidades da Paraíba. Até às 10h desta segunda (28), a região do Litoral paraibano também está sob alerta laranja de perigo de acumulado de chuvas.

Nas últimas 24 horas, diversas regiões de João Pessoa e de Bayeux, na Grande João Pessoa, registraram volumes significativos de chuva, de acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

O maior acumulado foi registrado no bairro do Cuiá, com 85 milímetros de precipitação, seguido pelo Grotão, com 81 mm, e pela Ilha do Bispo e São Bento (em Bayeux), ambos com 79 mm. Em Manaíra, o volume chegou a 66,8 mm, enquanto no Alto da Boa Vista, também em Bayeux, foram registrados 67 mm.

Perigo potencial: Segundo o Inmet, pode chover entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, com ventos intensos entre 40 e 60 quilômetros por hora. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O órgão orienta que a população:

  • Não se abrigue debaixo de árvores;
  • Evite estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Não utilize aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as chuvas.
  • Evite enfrentar o mau tempo;
  • Observe alteração nas encostas;
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
  • Em caso de emergência, o contato deve ser feito com a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Fonte: G1

Compartilhe: