Hospital de Trauma de Campina Grande lança a 22ª campanha para prevenir queimaduras no São João

O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, que integra a Rede Hospitalar do Governo do Estado, lança na próxima terça-feira (3), às 10h, a 22ª Campanha de Prevenção às Queimaduras. A ação vai contar com uma simulação realista de acidente com queimaduras feita pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba reforçando, de forma educativa, os perigos do uso inadequado de fogos de artifício e outras práticas comuns nas festividades. O lançamento será na Escola Estadual Cidadã Integral Técnica de Campina Grande Bráulio Maia Júnior, na rua Tranquilino Coelho Lemos, s/n, no bairro do Dinamérica.
A campanha, que ocorre durante o mês de junho, tem como objetivo levar informação à população sobre os perigos de acidentes e as formas de prevenir queimaduras por conta de fogos de artifício e fogueiras, principalmente nesta época do ano em que se registra um aumento de acidentes com as brincadeiras juninas.
A iniciativa faz parte das ações do Hospital de Trauma durante o mês de junho e inclui palestras educativas em oito escolas públicas e privadas da cidade, com foco especial no público adolescente. Além disso, serão realizadas ações de panfletagem nos pontos onde funcionarão os postos de saúde do Trauma-CG, como o Salão do Artesanato e o Parque do Povo, espaços de grande circulação durante os festejos.
De acordo com a cirurgiã plástica Isis Lacerda, da Unidade de Tratamento de Queimados (UTC) do Hospital de Trauma de Campina Grande, é importante que os primeiros socorros nos casos de queimadura, que devem ser realizados apenas colocando o local atingido embaixo de uma fonte de água corrente, como chuveiro ou torneira. Após lavar e esfriar a região atingida, o paciente deve ser levado ao hospital para avaliação o mais rápido possível. “Não se deve esperar a situação piorar para buscar assistência e nenhuma pomada, pasta ou creme deve ser colocado no ferimento”, alerta a médica.
Em 2024, o Trauma-CG registrou 74 atendimentos na Unidade de Tratamento de Queimados – UTQ, no período em que são comemoradas as festas juninas. Desse total, 21 pessoas foram atendidas com ferimentos causados por fogos, fogueiras e alimentos, sendo nove crianças, dois adolescentes e dez adultos.
Fonte: