Governador formaliza instalação de Parque Temático Terra dos Dinos no Polo Turístico Cabo Branco

O governador João Azevêdo formalizou, nesta segunda-feira (14), em João Pessoa, a instalação do novo parque temático seco do Polo Turístico Cabo Branco - o Parque Terra dos Dinos. O empreendimento irá injetar, inicialmente, até R$ 100 milhões na economia paraibana e a geração de 600 empregos diretos e indiretos. O projeto possui referências regionais e científicas, entre elas o Vale dos Dinossauros, localizado no município de Sousa, no Sertão da Paraíba.

O Parque Terra dos Dinos, referência nacional em turismo temático com foco em educação ambiental e preservação da biodiversidade, tem como objetivo oferecer uma experiência imersiva e educativa, que alie entretenimento, conhecimento e consciência ambiental. O complexo contará com outras quatro áreas temáticas, desenhadas para promover experiências ligadas à biodiversidade, cultura brasileira e história da civilização.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou a consolidação do Polo Turístico Cabo Branco e destacou que a chegada do parque temático Terra dos Dinos impulsionará a atração de turistas. “Esse é um empreendimento que já é um sucesso e agora chega um grande parque temático que vai consolidar ainda mais o nosso destino. Eu não tenho dúvida de que teremos uma mudança de chave no turismo da Paraíba, que já é muito forte, já que praticamente não temos baixa estação porque todos os hotéis têm ocupação acima de 80% em virtude dos eventos que temos atraído durante todo o ano”, frisou.

O Parque Terra dos Dinos contará com as áreas Herdeiros da Terra, que irá explorar de forma simbólica a relação evolutiva entre répteis e dinossauros, com foco nos biomas da caatinga e da Mata Atlântica e na fauna típica da região; Mistérios da Mata, um espaço sensorial voltado às lendas e mitos do folclore nacional, com ambientações imersivas que dialogam com a natureza e as tradições orais brasileiras. Parque Humanidades, um ambiente que aborda a trajetória da civilização em escala local e global, com referências à Pedra do Ingá e suas inscrições rupestres, valorizando a contribuição de comunidades indígenas, incluindo os povos potiguaras e tabajaras, as comunidades quilombolas e demais grupos tradicionais da Paraíba. A área temática também se inspira no Vale dos Dinossauros de Sousa e, conectando passado e futuro, na área espacial integra o mundo da astronomia presente na Terra dos Dinos com o Radiotelescópio Bingo, localizado em Aguiar; e a Vila Verde, um centro de convivência que integrará os parques por meio de um shopping a céu aberto, áreas culturais, auditório, teatro e feiras voltadas à economia criativa.

Todos os parques seguirão rigorosos padrões de sustentabilidade e planejamento ambiental, com conexão direta à infraestrutura do Polo Turístico Cabo Branco, incluindo vias de integração com empreendimentos hoteleiros, áreas verdes e equipamentos públicos do complexo.

A nova unidade do Parque Terra dos Dinos tem inauguração prevista para os próximos 18 meses. A implantação das demais áreas será realizada de forma escalonada, com previsão de conclusão total do complexo em até três anos.

O fundador do parque temático Terra dos Dinos, Márcio Clare, enalteceu a receptividade que recebeu do Governo do Estado para a implantação do projeto. “A gestão é parceira do empresário, fomos muito bem recebidos. Os nossos projetos estão praticamente prontos e escolhemos a Paraíba pela conexão com Sousa e hoje o Estado é uma referência no Brasil, o trabalho do governador é impressionante e essa terra é a bola da vez no turismo”, falou.

Compartilhe: