Detran-PB abre o Movimento Maio Amarelo na Paraíba

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), abriu oficialmente, nesta segunda-feira (5), o Movimento Maio Amarelo na Paraíba. A solenidade ocorreu no auditório da Academia de Ensino da Polícia Civil (Acadepol), com a presença de autoridades estaduais, federais e municipais, dando início à campanha mundial que tem como finalidade alertar a população quanto ao grande número de vítimas de sinistros nas vias e rodovias.
“Desacelere. Seu bem maior é a vida!” foi o tema escolhido por meio de enquete promovida pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para o Maio Amarelo e demais campanhas de 2025. Este ano o movimento completa 12 anos de criação e, assim como nas edições anteriores, o objetivo é envolver a sociedade em ações de conscientização sobre segurança no trânsito.
Representando o governador João Azevêdo, o secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, destacou a importância e o tamanho das ações do Detran, “por tudo o que vem fazendo, mudando os seus rumos, sua imagem e o respeito junto à população e aos órgãos que o acompanham”. Para ele, os pilares da fiscalização, educação e integração, que vêm sendo desenvolvidos pela autarquia, têm mudado a realidade no trânsito da Paraíba.
O secretário ressaltou ainda o Programa Paraíba pela Paz no Trânsito, em parceria com os demais órgãos de segurança do Estado, necessário para mudar o cenário, em especial no interior do Estado, onde as mortes e sinistros de trânsito continuam crescendo. “Hoje temos mais mortes por acidentes de trânsito do que mortes violentas causadas por armas de fogo, no interior do Estado”, constatou, apesar dos avanços das ações do Detran e seus parceiros.
Para o superintendente da Polícia Rodoviária Federal na Paraíba, Pedro Ivo, o Detran se tornou um grande parceiro, tanto no tocante à fiscalização quanto à discussão em torno da engenharia do estado. “Trabalhar integrado sempre é o melhor caminho, porque a responsabilidade é de todos nós”, enfatizou.
Presente ao evento, representando o prefeito Cícero Lucena, o vice-prefeito Leo Bezerra falou da importância do Maio Amarelo. “Dizer como o governador sempre diz: ninguém faz nada sozinho. Não somos nós, o governador, o prefeito, o vice-prefeito, o vice-governador... quem faz isso. São os funcionários. Salvando vidas, cuidando do nosso trânsito, cuidando do policiamento, arriscando a própria vida para salvar as pessoas. Vocês são os principais responsáveis na luta pela redução dos números de vítimas da violência do trânsito”, assegurou.
Fonte: