2026 e os cabelos pretos na Paraíba: nova geração assume governo e prefeitura de João Pessoa

O ano de 2026 será de eleições gerais no Brasil e, na Paraíba, os reflexos do calendário eleitoral já começam a ser sentidos a partir de abril. O prazo de desincompatibilização vai provocar duas mudanças importantes no comando do Estado e da capital João Pessoa, abrindo espaço para uma nova geração.

O governador João Azevêdo (PSB), 72 anos, deixará o cargo para disputar uma vaga no Senado. Em seu lugar, assume o vice-governador Lucas Ribeiro (PP), que terá a missão de comandar o Estado por pelo menos 8 meses e disputar a reeleição em outubro. Lucas tem 36 anos e será o chefe do Executivo estadual mais jovem da história recente da Paraíba.

Na Prefeitura de João Pessoa, o mesmo movimento. O prefeito Cícero Lucena (MBD) deixará o cargo com 68 anos para concorrer ao governo estadual. O comando da capital será assumido pelo vice-prefeito Leo Bezerra (PSB), que tem 42 anos e terá quase 3 anos de mandato até disputar a reeleição em 2028.

A troca de “cabelos brancos” por “cabelos pretos” marca parcialmente uma virada geracional no poder político da Paraíba. Em Campina Grande, a cidade já é comandada por Bruno Cunha Lima (União Brasil), de 35 anos. O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), que é paraibano, tem 36 anos.

Fonte: Maurílio Júnior

Compartilhe: