Volkswagen anuncia Tukan, nova picape para disputar mercado dominado pela Fiat
A Volkswagen anunciou nesta terça-feira (3) a Tukan, primeira picape da marca a chegar ao mercado depois de quase 16 anos vendendo apenas a Saveiro e a Amarok.
Ainda há poucas informações. Sabe-se que a Tukan será fabricada em São José dos Pinhais (PR) e tem lançamento previsto para 2027.
O ano também influenciou a escolha da cor de lançamento: amarelo. Em 2027, o Brasil sediará a Copa do Mundo feminina, e a Volkswagen é uma das patrocinadoras da seleção.
Também é possível perceber que a Tukan será vendida na configuração de cabine dupla, indicada pela presença da maçaneta próxima à caixa de roda, no início da caçamba.
Com isso, ela já se diferencia da configuração atualmente oferecida pela Saveiro. Apesar de ter banco traseiro e ser chamada de cabine dupla, o modelo conta com apenas duas portas.
A chegada da Tukan faz parte de um pacote de 21 lançamentos na América do Sul anunciados desde 2024, quando a Volkswagen investiu R$ 20 bilhões na região. Foram apresentados modelos como o Tera, novas versões do Nivus, T-Cross e Amarok, além dos esportivos Golf GTI e Jetta GLI.
Além disso, a Tukan é uma resposta da Volkswagen, que apresenta bons números de emplacamentos entre SUVs e hatches, mas não repete o mesmo desempenho no segmento de picapes há mais de 23 anos.
A marca já havia indicado publicamente que lançaria novos modelos de picapes, e este é o primeiro deles.
Volkswagen faz ofensiva contra a Fiat
Mais do que uma novidade para quem prefere picape, a Volkswagen precisa de fôlego para enfrentar o sucesso da rival Fiat Strada. O modelo é o veículo mais vendido do Brasil desde 2021, quando tomou o posto do Polo, segundo dados da Fenabrave.
E a disputa vai além. A Saveiro nunca superou a Strada em toda a série histórica da Fenabrave, iniciada em 2003. Ao longo dos anos, o modelo da Volkswagen chegou a ocupar apenas a quinta posição entre os mais vendidos do país, ficando atrás de veículos de categorias e preços superiores, como Chevrolet S10, Fiat Toro e Toyota Hilux.
No ano passado, a Strada registrou mais que o dobro de emplacamentos da Saveiro.
Fonte: G1
Fonte:



