Vem novo tarifaço aí? Negócios com a Rússia deixam o Brasil vulnerável
O Brasil pode ser alvo de novas taxas dos Estados Unidos por comprar fertilizantes da Rússia, seu principal fornecedor. Os fertilizantes químicos funcionam como um tipo de adubo, usado para preparar e estimular a terra para o plantio.
O presidente Donald Trump aplicou uma tarifa adicional à Índia nesta quarta-feira (6) por comprar petróleo dos russos. Segundo ele, isso contribui "para a manutenção da guerra contra a Ucrânia".
Com a nova taxa, a tarifa total aplicada à Índia subiu para 50% — empatando com a do Brasil e deixando o país asiático entre os mais taxados por Trump.
Ainda na quarta-feira, Trump declarou que mais tarifas podem ser impostas. Se o Brasil for alvo de algo semelhante, a produção de alimentos no Brasil pode ser afetada, com aumento nos custos para o agricultor e o consumidor, diz o consultor Carlos Cogo. Segundo o especialista, a dependência da importação do Brasil torna o país "vulnerável" a esses tipos de aumento.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/B/Q/v8HkrPSuuo5A3Xn4v7xg/250806-info-raio-x-fertilizantes-2-.png)
Fonte: G1
Fonte:



