Turista é mordida por tubarão durante mergulho em Fernando de Noronha
A turista Tayane Dalazen, de 36 anos, moradora de São Paulo, foi mordida na perna por um tubarão em Fernando de Noronha, nesta sexta-feira (9). O incidente ocorreu durante um mergulho em frente à Associação de Pescadores, na região do Porto de Santo Antônio.
A mulher divulgou o caso nas redes sociais. Procurada pela reportagem do g1, a turista não foi localizada nem respondeu as mensagens no Instagram. Ela foi atendida no Hospital São Lucas, que informou, em nota, que o ferimento foi considerado sem gravidade.
Segundo o hospital, a paciente deu entrada estável, consciente e orientada, com ferimento superficial e sem risco à vida. Foram realizados curativo, prescrição de medicamentos e orientações para cuidados locais e teve alta.
O hospital informou ainda que acionou imediatamente os órgãos de vigilância ambiental, o Corpo de Bombeiros e o Comitê de Monitoramento de Incidentes com Tubarões para adoção das medidas necessárias, monitoramento da área e ações preventivas junto ao setor de turismo.
ICMBio
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também foi comunicado sobre o caso pela unidade hospitalar.
O representante do ICMBio, Mário Douglas, divulgou um áudio em grupos de mensagens da ilha e alertou para os riscos da alimentação irregular de tubarões na região onde ocorreu o incidente.
“Tivemos mais uma mordida de tubarão. São duas nas últimas duas semanas e quatro casos em três meses. Isso pode impactar a visitação turística em Fernando de Noronha. O turismo com tubarões é importante, mas precisa ser feito com boas práticas e responsabilidade”, afirmou.
Mário Douglas disse que o mergulho na área pode ser proibido.
“Estamos ficando encurralados e pode nos restar uma única solução: a interdição da área para qualquer parada de embarcação”, alertou.
O representante do instituto informou ainda que o órgão investiga as responsabilidades pelo caso e avalia quais medidas serão adotadas.
Fonte: G1
Fonte:




