Trump promete tarifas de 10% a país que seguir políticas do Brics

Em meio à reunião dos líderes dos países do Brics, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou no domingo (6/7) que “qualquer país que se aliar às políticas antiamericanas do Brics pagará tarifa adicional de 10%”.

O anúncio aconteceu após declaração dos integrantes do bloco, no primeiro dia da reunião de cúpula, no Rio de Janeiro. O bloco econômico é formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos.

Trump anunciou que “não haverá exceções a esta política.” No início deste ano, o mandatário norte-americano exigiu o compromisso de que o bloco não irá substituir o dólar em transações comerciais.

Na reunião, o bloco também manifestou “sérias preocupações” com o aumento de medidas tarifárias e não tarifárias, tomadas de forma unilateral. Na visão do Brics, essas ações “distorcem o comércio e são inconsistentes com as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC)”.

A declaração trouxe críticas ao “aumento indiscriminado de tarifas” e às medidas protecionistas de comércio. O comunicado, no entanto, não faz menção aos Estados Unidos de Donald Trump, que tem adotado a política do “tarifaço”.

“O sistema multilateral de comércio está há muito tempo em uma encruzilhada. A proliferação de ações restritivas ao comércio, seja na forma de aumento indiscriminado de tarifas e de medidas não-tarifárias, seja na forma de protecionismo sob o disfarce de objetivos ambientais, ameaça reduzir ainda mais o comércio global, interromper as cadeias de suprimentos globais e introduzir incerteza nas atividades econômicas e comerciais internacionais, potencialmente exacerbando as disparidades econômicas existentes e afetando as perspectivas de desenvolvimento econômico global”, diz o texto.

Fonte: G1

Compartilhe: