Lula critica invasão na Venezuela e diz que América Latina não baixará a cabeça
“Falta de respeito” - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou a invasão da Venezuela pelos Estados Unidos de falta de respeito e disse que a América Latina não vai baixar a cabeça para ninguém.
"Eu fico toda noite indignado com o que aconteceu na Venezuela, eu não consigo acreditar. [...]Como é possível a falta de respeito à integridade territorial de um país. Não existe isso na América do Sul, a América do Sul é um território de paz. A gente não tem armas nucleares, a gente não tem bomba atômica, a gente só tem gente pobre que quer trabalhar e quer viver, que quer comer, quer almoçar, quer jantar, quer estudar", afirmou.
"A gente não tem arma, mas a gente tem caráter e dignidade e a gente não vai abaixar a cabeça pra ninguém. Quem quer que seja, a gente vai conversar olho no olho de cabeça em pé respeitando o povo brasileiro e a nossa soberania. Isso vale para todos os países do mundo", disse Lula.
O presidente também afirmou que o mundo vive um momento “muito crítico” do ponto de vista político e disse que a Carta das Nações Unidas (ONU) está sendo “rasgada”, com a prevalência da chamada “lei do mais forte” nas relações internacionais.
Segundo Lula, o cenário global tem sido marcado pelo enfraquecimento do multilateralismo e pelo avanço de posturas unilaterais, fenômeno que, na avaliação dele, se reflete tanto em crises recentes na América Latina quanto em mudanças políticas em países centrais.
Fonte: G1
Fonte:




