Governo Trump vai reajustar presença militar global para focar na América Latina
O governo Trump passará a focar mais na América Latina e irá se afastar de seu papel global, transferindo responsabilidades para aliados, segundo a nova estratégia de política externa publicada pela Casa Branca nesta sexta-feira (5).
A estratégia prometeu um “reajuste de nossa presença militar global para enfrentar ameaças urgentes em nosso Hemisfério, afastando-nos de teatros cuja relevância relativa para a segurança nacional americana diminuiu nas últimas décadas ou anos”.
A publicação da nova estratégia de política externa ocorre em meio a uma ampla mobilização militar no Caribe e uma escalada de tensões sem precedentes contra o governo venezuelano de Nicolás Maduro. O combate a cartéis de drogas latino-americanos, como relatado pela Casa Branca desde agosto, está formalizado no documento.
O documento expõe de modo veemente o objetivo de reforçar a influência dos EUA na América Latina e reduzir ao máximo a presença de países não-ocidentais. Com isso, é possível que a presença militar americana na região seja mais duradoura do que previamente esperado e a influência política sobre governos latino-americanos continue.
Chamada de Estratégia de Segurança Nacional, a publicação norteia as políticas externas que serão tomadas pelo governo Trump para buscar a supremacia de seus interesses sobre os dos demais países. Esse tipo de estratégia é publicada periodicamente por diversos países do mundo, esta foi a primeira divulgada pelo novo governo de Donald Trump. A estratégia dos EUA também fala sobre Taiwan, Europa, imigração e outros temas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/U/g/u7d2JgQCSnq9dOPwT3Sg/2025-12-02t191648z-2062506076-rc2j8iay1qg9-rtrmadp-3-usa-trump.jpg)
Fonte: G1
Fonte:


