Consumidores têm até esta segunda para renegociar dívidas com bancos e empresas

Termina nesta segunda-feira (31) o prazo para os consumidores que desejam renegociar suas dívidas bancárias em atraso por meio do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira. A iniciativa é promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Banco Central do Brasil (BC), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons.
A ação conta com a participação de mais de 160 instituições financeiras, além de entidades parceiras, oferecendo condições especiais para quitar débitos no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito. As negociações valem para dívidas em atraso que não tenham bens dados em garantia nem estejam prescritas.
Entre as condições oferecidas, os consumidores podem obter parcelamento do débito, descontos no valor total ou taxas de juros reduzidas para refinanciamento, conforme a política de crédito de cada instituição.
As renegociações podem ser feitas diretamente com os bancos e financeiras credoras, por meio dos canais oficiais de cada instituição, ou de forma remota, pelo portal Consumidor.Gov ou presencialmente nos Procons locais. No portal Consumidor.Gov, é necessário ter uma conta nível Prata ou Ouro para acessar os serviços.
A relação completa das instituições participantes e os canais de atendimento estão disponíveis no portal de educação financeira Meu Bolso em Dia, da Febraban.
Além do Mutirão de Negociação, os consumidores também têm até esta segunda-feira para aproveitar o Feirão Limpa Nome, promovido pelo Serasa. O mutirão nacional de renegociação permite negociações online, pelo site do evento, e atendimento presencial em qualquer agência dos Correios do país. Nos locais, os consumidores podem consultar gratuitamente seus débitos e negociar condições para pagamento.
Para receber atendimento presencial, é necessário apresentar um documento oficial com foto. O consumidor poderá conferir as ofertas disponíveis, escolher quais contas deseja negociar e decidir entre pagamento à vista ou parcelado. O Feirão oferece condições especiais para renegociação de dívidas com bancos, financeiras, operadoras de telefonia e internet, varejistas, faculdades e concessionárias de serviços essenciais, como água, energia e gás.
Os interessados devem se apressar para garantir a renegociação dentro do prazo estipulado, evitando complicações financeiras futuras e buscando recuperar o equilíbrio do orçamento.
Fonte: Portal Correio
Fonte: