Com 16% de perda de peso, Wegovy oral tem resultados parecidos com injetável

Um novo estudo clínico apontou que uma versão em comprimido da semaglutida — medicamento usado no tratamento da obesidade — proporcionou perda média de 16,6% do peso corporal em adultos após pouco mais de um ano de uso. Os resultados foram publicados no The New England Journal of Medicine.

A pesquisa acompanhou 307 pessoas com obesidade ou sobrepeso e pelo menos uma comorbidade associada, mas sem diabetes. Durante 64 semanas, os participantes receberam semaglutida oral 25 mg ou placebo, combinados com mudanças no estilo de vida.

Efeitos adversos

Os eventos adversos mais comuns foram náusea (46,6% dos casos) e vômito (30,9%). Em geral, segundo os pesquisadores, os efeitos foram leves a moderados e transitórios.

A taxa de interrupção do tratamento por reações foi de 6,9% no grupo que usou o medicamento, próxima à observada com placebo (5,9%).

Próximos passos

A farmacêutica Novo Nordisk, fabricante do remédio, afirma ao g1 que submeteu a formulação oral à aprovação da agência regulatória dos Estados Unidos, Food and Drug Administration (FDA). A análise deve ser concluída até o fim de 2025. Se aprovada, será a primeira terapia oral da classe GLP-1 indicada para controle crônico de peso.

No Brasil, a versão injetável do Wegovy (semaglutida 2,4 mg) recebeu aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2023 e começou a ser comercializada em 2024 para pacientes com obesidade ou sobrepeso associado a comorbidades.

Fonte: G1

Compartilhe: