Governo compra equipamento de quase meio milhão para detectar escutas

Governo compra equipamento de quase meio milhão para detectar escutas

A Polícia Militar do Estado da Paraíba (PMPB) adquiriu em 3 de julho deste ano, pelo valor de R$ 424.500,00, um equipamento extremamente sensível (detector de junção não linear) que permite o rastreamento de escutas ambientais.

No site da própria empresa que comercializa o equipamento (Berkana) ele é descrito da seguinte forma: -(CONTRAINTELIGÊNCIA, VARREDURA AMBIENTAL) O Detector de junção não linear ORION HX detecta e localiza rapidamente dispositivos eletrônicos ocultos em paredes, pisos, tetos, acessórios, móveis ou recipientes, independentemente se o dispositivo estiver transmitindo ou desligado. O ORION HX possui uma tela de toque que exibe graficamente a varredura e fornece o controle das configurações de operação do equipamento. Os gráficos podem ser capturados e salvos para referência histórica e relatórios-.

Ao tomar conhecimento da compra do equipamento, o deputado estadual Wallber Virgolino (Patriotas) se disse perplexo. -Recebi com perplexidade notícia de que o Comando Geral da Polícia Militar adquiriu equipamento para detectar escutas telefônicas-, disse. -Isso me entristece, uma Polícia Militar com baixos salários, falta de condições de trabalho, ao invés de investir em equipamentos de segurança, proteção individual dos policiais e armas de qualidade-, completou.

Para Wallber Virgolino, se na esfera do Executivo e da Polícia Militar está sobrando dinheiro, o correto seria convocar os aprovados em concurso público. -Isso me causa estranheza, irei ao Comando Geral pedir explicações-, afirmou.

Leia mais no Paraíba Rádio Blog

    Compartilhe: