PSB de Ricardo elege mais prefeitos, mas fica em 3º no eleitorado

PSB de Ricardo elege mais prefeitos, mas fica em 3º no eleitorado

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta semana um levantamento completo sobre os números das eleições deste ano, no que diz respeito aos votos recebidos pelos eleitos, bem como com os seus partidos. O fato mais curioso, apesar de não ser surpresa, em decorrência dos municípios conquistados, é que o PSB do governador Ricardo Coutinho ficou apenas em terceiro colocado no número de votos recebidos pelos prefeitos eleitos. Isso apesar de o socialista ostentar aprovação superior a 80%, segundo o Ibope.

O PSB elegeu 53 prefeitos na Paraíba, porém, a maioria dos municípios conquistados tem baixa densidade populacional. Os únicos situados entre os dez maiores foram Sousa, com Fábio Tyrone, e Sapé, com Roberto Feliciano. O resultado disso foi o recebimento de 237.732 votos nas cidades paraibanas, enquanto o PSDB, o que teve mais votos, com 343.915, elegeu os prefeitos de apenas 36 cidades, só que, entre elas, estava Campina Grande, a segunda maior do Estado.

O PSD do deputado federal Rômulo Gouveia elegeu menos prefeitos ainda. Foram 27 no total. Apesar disso, teve obteve muito mais votos que o PSB contabilizando as cidades paraibanas. Ao todo, foram 314.737 votos recebidos. Muito disso graças a João Pessoa, onde o prefeito Luciano Cartaxo foi reeleito. O PTB aparece em quinto lugar no ranking do eleitorado, com 46.637. O PSB tem a maior quantidade de votos quando se contabiliza os vereadores. Aí, o número sobre para 592.480.

Leia mais no Jornal da Paraíba.

    Compartilhe: