PCC domina o crime em 8 estados e disputa o controle de outros 14 territórios

PCC domina o crime em 8 estados e disputa o controle de outros 14 territórios

Maior facção criminosa do país, com cerca de 30 mil membros, o PCC (Primeiro Comando da Capital) domina o mercado de drogas e o sistema prisional de oito estados brasileiros, briga pelo controle desses setores em outros 13 mais o Distrito Federal e se encontra em flagrante desvantagem em outras cinco unidades da federação. 
Essa é uma das conclusões apresentadas pelos pesquisadores Camila Nunes Dias e Bruno Paes Manso em seu livro recém-lançado "A Guerra - A Ascensão do PCC e o Mundo do Crime no Brasil".

Estudiosos da trajetória do PCC há mais de uma década, eles se basearam em dados da inteligência do sistema prisional dos estados, pesquisas de campo e informações contidas em inquéritos policiais para montar um mapa do grau de influência da facção paulista em cada estado brasileiro (veja o mapa abaixo).

"Quando indicamos que o PCC tem baixa influência em um determinado estado, isso sinaliza que existem outras facções predominantes no local", afirma a socióloga Camila Nunes Dias, professora da Universidade Federal do ABC.

Leia  matéria completa no UOL

    Compartilhe: