Ministro garante a Marcondes inaugurar Eixo Norte da Transposição já em agosto

Ministro garante a Marcondes inaugurar Eixo Norte da Transposição já em agosto

O ministro Antônio de Pádua (Integração Nacional) garantiu ao deputado Marcondes Gadelha, durante audiência em Brasília, que as obras de Transposição das águas do rio São Francisco na Paraíba, no chamado Eixo Norte, serão concluídas agora no segundo semestre. Este ramal da obra contempla a região do Alto Sertão do Estado.

O ministro Pádua assegurou que “a partir do dia 21 de agosto já estará apto para inaugurar a última estação elevatória, que fica em Salgueiro, e, em setembro, as águas atingirão os reservatórios do canal até chegar a São José de Piranhas, no Açude da Barragem de Boqueirão/ Engenheiro Avídos, até o final do ano. E será o tempo de encher para que seja trabalhada a distribuição nas águas nos eixos acessórios”.

Durante a audiência o deputado paraibano entregou nas mãos do ministro o ofício com o pedido dos colonos de São Gonçalo e da Câmara de Vereadores de Sousa: “Solicitei ao ministro a liberação das águas da Barragem de Boa Vista, em São José de Piranhas, para o açude de Boqueirão/ Engenheiro Avídos, em Cajazeiras; e do açude de Boqueirão para o açude de São Gonçalo, em Sousa.”

Este açude, segundo o deputado, abastece os municípios de Sousa e Marizópolis, e “os agricultores que plantaram ao longo do Perímetro Irrigado de São Gonçalo e agora estão na iminência de perda de suas lavouras, principalmente côco e banana”. Marcondes é considerado um dos pais da transposição, por sua luta, em décadas, pela realização da obra.

Leia mais no Helder Moura

    Compartilhe: