Será mesmo que é integral?

Será mesmo que é integral?

Encontramos hoje nos supermercados muitos alimentos que são rotulados como integrais, para atrair o público que deseja usar esses produtos para melhoria da saúde, da função intestinal, ingestão de fibras, com intuito de perda de peso, por darem sensação de saciedade, reduzirem colesterol e glicose sanguínea, entre outros benefícios que esses alimentos possuem. São eles, por exemplo, arroz, macarrão, biscoitos, pães, massas, todos eles na versão integral. Mas será mesmo que eles são integrais de verdade?


A simples presença da palavra "Integral" não significa que o alimento é 100% integral. O órgão responsável por essa fiscalização, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) não estabelece valores mínimos para alegar que o produto seja realmente integral. Portanto, se o fabricante quiser colocar qualquer quantidade de farinha integral, numa quantidade de 5 a 100% do total de farinha do produto, é permitido considerar que o alimento seja integral.

Os ingredientes que estão citados no rótulo estão em ordem decrescente dos que estão em maior quantidade para os de menor quantidade. Se você olhar o rótulo e perceber que o primeiro ingrediente é "Farinha de Trigo" ou "Farinha de Trigo enriquecida com Ácido Fólico" o alimento não é totalmente integral. Muitas vezes a farinha de trigo integral, não vem nem como segundo ingrediente. Vem seguida de açúcar, gordura vegetal, etc. E quando pensamos que estamos consumindo um alimento saudável, nos enganamos.

Alimento integral é aquele que não teve a sua estrutura modificada, não passando por processos de refinação, mantendo as suas fibras intactas, conservando os seus componentes originais. Esses alimentos ricos em fibras são ótimos para a saúde, mas é bom ficar de olho para não estarem consumindo um produto que não tem tantos benefícios como o fabricante alega ter.

Fique sempre de olho nos rótulos dos alimentos e procure um nutricionista para adequar a sua dieta.

Nutricionista Isabella Brito - CRN-6 15973/P - Graduada em Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba/Pós graduanda em Nutrição Esportiva pela Faculdade Integrada de Patos (FIP)

Telefone para Contato: (083) 8630-9518
Telefone Comercial: 3066-1021 (Clínica Labolmed)

    Compartilhe: